Terapia con óxido nítrico inhalado: un avance en el tratamiento de la hipertensión pulmonar persistente en recién nacidos
A terapia com óxido nítrico inalatório foi desenvolvida para o tratamento de pacientes com hipertensão pulmonar persistente, especialmente em recém-nascidos. Esses bebês nascem com uma deficiência em que as vias que irrigam os alvéolos são fechadas. Nesse caso, a ventilação existe, mas não há perfusão, ou seja, o ar chega aos pulmões, mas o sangue, que precisa receber oxigênio, não consegue alcançar os alvéolos. Isso pode levar o paciente a sofrer de asfixia e, eventualmente, à morte por falta de oxigênio no sangue.
O óxido nítrico inalatório tem a propriedade de promover a dilatação das artérias que irrigam os alvéolos, atuando na musculatura lisa dos vasos. Esse efeito é muito seletivo, pois a dilatação ocorre apenas nas vias aéreas do pulmão. O óxido nítrico é inalado e, em questão de segundos, atua nos vasos sanguíneos sem se propagar para a circulação sistêmica, mantendo uma ação local.
Outros medicamentos usados para esse fim não possuem essa ação seletiva, atuando no corpo todo e causando queda de pressão arterial, entre outros efeitos colaterais. O objetivo do equipamento que administra o óxido nítrico é garantir a administração segura deste gás em concentrações adequadas, geralmente em torno de 20 partes por milhão (ppm).
O óxido nítrico é fornecido em cilindros com uma concentração alta de 500 ppm, o que requer diluição antes de ser inalado pelo paciente. Esse processo de diluição deve ser extremamente preciso e sincronizado com o ventilador ao qual o paciente está entubado. O controle da quantidade de gás que é injetada no ventilador e chega ao paciente deve ser rigoroso para evitar flutuações na concentração de óxido nítrico inalado, que pode variar de zero até 500 ppm, uma concentração altamente irritante e potencialmente tóxica.
El equipamento monitora constantemente a ação do ventilador, ajustando a dose de óxido nítrico em resposta às mudanças na frequência ventilatória e no volume de ar enviado. Isso garante que o gás seja administrado na dose exata necessária a cada milissegundo.
O usuário do equipamento deve apenas definir a dose desejada em partes por milhão e acionar o aparelho, que enviará o óxido nítrico na concentração correta, mantendo a dosagem constante independentemente das variações no funcionamento do ventilador.
Além de proporcionar a vasodilatação necessária, o equipamento garante que o óxido nítrico seja administrado de forma precisa e segura, essencial para o tratamento de neonatos com hipertensão pulmonar persistente. É fundamental que salas de parto estejam preparadas com esses equipamentos e profissionais capacitados para assegurar um atendimento eficiente e seguro aos recém-nascidos.
Clique aqui e conheça o NOxPRO – Sistema para administração de óxido nítrico inalatório