Empenhadas em trazer soluções tecnológicas inovadoras para área médica, a R&D Mediq e a Protec apresentam na feira Hospitalar a linha de analisadores e simuladores A Series e S Series, composta pelo “pequeno notável” analisador de esfigmomanômetro Handy Press – especialmente desenvolvido para calibração e avaliação de esfigmomanômetros, conforme as diretrizes das portarias do Inmetro. Este equipamento incrível possui tela touch screen colorida e entrada para cartão SD para armazenamento de mais de mil testes. Além disso, proporciona facilidade de uso, com uma programação intuitiva, possui descritivo passo a passo de como realizar os testes, e ainda emite relatório com os resultados dos ensaios, contendo gráficos, tabulações, cálculos de incerteza, dentre outros.
Outro integrante da família S Series é o simulador multifuncional Handy Sim HS-30. Com ele é possível realizar ensaios em equipamentos eletromédicos, tais como, monitores multiparamétricos, eletrocardiógrafos, oxímetros, dentre outros que dependem de manutenção preventiva e corretiva.
O HS-30 é apresentado em seis versões distintas, permitindo a simulação de sinais de ECG, oximetria, respiração e temperatura. Opcionalmente recebe como acessório o HSF (Finger). Este pequeno, mas poderoso, acessório adiciona a capacidade de simulação óptica ao HS-30, permitindo a verificação simultânea do sensor de oximetria e do oxímetro.
Por último, porém não menos importante, está o analisador AD100 A Series, analisador de desfibrilador, cardioversor e DEA/ Analisador de marca-passo transcutâneo e simulador de ECG com arritmias. Sinônimo de precisão e segurança, une em um único equipamento funções imprescindíveis para correta avaliação de equipamentos.
Projetado para medir a energia entregue, as tensões e correntes de pico, dentre outros parâmetros, de uma descarga desfibrilatória, também é capaz de mensurar o tempo de recarga entre disparos consecutivos de um desfibrilador e o tempo de sincronismo de uma cardioversão. Adicionalmente, o AD100 A Series permite a avaliação de desfibriladores automáticos (DEAs). Quando acionada a função de analisador de marca-passo, é possível medir energia, frequência, duração e amplitude do pulso de marca-passo externo, permitindo a avaliação tanto no modo assíncrono quanto no modo de demanda e ainda a determinação da sensibilidade e dos períodos refratários de um marca-passo. Opcionalmente recebe como acessório o módulo seletor de impedância — MSI, responsável por propiciar a variação da resistência interna do AD100 A Series, que, por padrão, é de 50 O, habitualmente utilizada para avaliação de desfibriladores/cardioversores. O módulo seletor de impedância, quando combinado com o AD 100 A Series possibilita a variação da resistência interna entre 250 e 1750, permitindo a realização de ensaios para todas as resistências de cargas preconizadas pela norma ABNT NBR IEC 60601-2- 4:2014.