Certification is a decisive factor when choosing medical-hospital equipment

Equipamentos médico-hospitalares de qualidade são a garantia de segurança e os melhores resultados tanto para profissionais de saúde quanto aos pacientes. Mas, para que os produtos mais adequados sejam escolhidos, é preciso prestar atenção na certificação. Afinal, é no selo de testagem que reside toda a confiança que se pode ter em determinado item.

Ou seja, na prática, apresenta a prova de certificação de órgão regulador que tal material passou por inspeção e atende um rigoroso grau de análise. E, como prática do mercado, empresas do segmento hospitalar buscam equipamento com esta garantia, adequando-se às normas de vigilância e evitando a ocorrência de incidentes.

Fabricante de equipamentos de suporte à vida, a Protec vem trabalhando com a garantia das certificações necessárias em todos os seus produtos. Situada em Cotia (São Paulo), a Protec é a primeira indústria nacional a conquistar certificação voluntária de biocompatibilidade ISO 10993. Isso traz mais segurança aos pacientes e eficácia para os produtos.

Dessa forma, o Reanimador Manual Premium Adulto Aut. 134º, a Máscara com Coxim Inflável em Silicone e o Balão Respiratório com Laço Silicone 3 Litros são alguns dos equipamentos disponibilizados pela Protec com a certificação.

Certificados importantes

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável pela criação das normas técnicas que padronizam os níveis de qualidade que devem oferecer estes produtos. Essas normativas, quando aplicáveis, são de utilização obrigatória e seu descumprimento pode gerar consequências jurídicas para fabricantes e clientes.

Além disso, para acontecer o registro dos produtos, as normas técnicas e a certificação de conformidade devem ser expedidas pelos OCP (Organismos de Certificação de Produtos). Estes, por sua vez, são acreditados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Seguir a norma ISO 17025 é outro aspecto bastante importante na hora de se considerar a compra de equipamento médico-hospitalar. Ela tem como função padronizar em cenário internacional a testagem laboratorial em relação aos parâmetros de ensaio e calibração. A ISO 17025 ainda determina quais procedimentos precisam ser empregados para certificar os produtos de utilização em ambientes hospitalares.

Quer saber mais sobre segurança e qualidade em itens de aplicação em unidades de saúde? 

Então, clique aqui e visite o blog da Protec, fabricante de equipamentos de suporte à vida, e confira mais conteúdos!

Compartilhe

Leia também

Publicações recentes

Tags