Como encontrar equipamento médico-hospitalar com certificação

Demonstração de qualidade, segurança e procedência, certificação é fator decisivo na escolha de equipamento médico-hospitalar. Esse cuidado, inclusive, serve para produtos e serviços de qualquer área, estendendo-se além da saúde. Afinal, apresentar um selo de confiança vindo de um órgão regulador mostra que o material passou por inspeção e atende um alto grau de análise. Sendo assim, a certificação se faz essencial em ambientes como hospitais, em especial.

Em suma, as normas técnicas são utilizadas para padronizar e indicam um padrão de qualidade e segurança. Elas são estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e trazem uma lista de regras para a certificação de conformidade dos equipamentos sob regime de vigilância sanitária. Tais normativas, quando aplicáveis, são de utilização obrigatória e seu descumprimento pode gerar consequências jurídicas.

Para que o registro ocorra, as normas técnicas e a certificação de conformidade precisam ainda ser expedidas pelos OCP (Organismos de Certificação de Produtos), que por sua vez são acreditados pelo INMETRO. Outra informação para que a compra de equipamento médico-hospitalar seja feita corretamente é o respeito à norma ISO 17025. Ela tem a função de padronizar em cenário internacional a testagem laboratorial em relação aos parâmetros de ensaio e calibração. Também determina quais procedimentos devem ser empregados para certificar os equipamentos.

Aparelhos de verificação

Analisadores e simuladores oferecem auxílio na avaliação de equipamentos médicos, sendo necessário verificar se esses itens seguem os preceitos estabelecidos pelas normas técnicas. Sendo assim, se faz necessário procurar fabricantes voltados para esse escopo de calibração, que possibilitam identificar fornecedores de qualidade.

Para este serviço, a Protec oferece o analisador de esfigmomanômetro Handy Press, calibrador projetado para medir pressões exercidas por gases em uma faixa de 0 a 300 mmHg. Já o analisador de desfibrilador AD100 A Series foi projetado para medir a energia entregue e as tensões e correntes de pico, dentre outros parâmetros de uma descarga desfibrilatória. Ele também é capaz de mensurar o tempo de recarga entre disparos consecutivos de um desfibrilador e o tempo de sincronismo de uma cardioversão.

Com estes aparelhos, é possível que o usuário avalie de forma fácil e intuitiva se o equipamento ensaiado está em conformidade com as normas técnicas.

Quer saber mais?  Entre em contato com a Protec e conheça cada equipamento médico-hospitalar e mais soluções em saúde!

Compartilhe

Leia também

Publicações recentes

Tags